A China está pronta para expandir suas capacidades de lançamento espacial com os preparativos para o primeiro lançamento do Long March 12, que está em andamento em um novo centro de lançamento espacial comercial.
Uma cerimônia para o foguete foi realizada em 17 de julho, conforme comunicado de imprensa da Academia de Tecnologia Espacial de Xangai (SAST), desenvolvedora do foguete.
Embora a data de lançamento não tenha sido divulgada, postagens nas redes sociais revelam que o hardware de voo está no centro de lançamento espacial comercial em Wenchang, na ilha de Hainan. O Long March 12 pode ser lançado já em agosto. Nenhuma carga útil para o voo foi divulgada até o momento.
O Long March 12, de dois estágios e movido a querosene, tem uma capacidade de carga de 12.000 quilogramas para a órbita baixa da Terra (LEO), embora relatórios anteriores tenham citado 10.000 kg. Sua capacidade para a órbita heliossíncrona (SSO) é de 6.000 kg.
O novo lançador aumentará as opções da China para lançar lotes de satélites para várias constelações. A Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento (CALT), outro fabricante estatal de foguetes, está preparando o Long March 8 melhorado para usos semelhantes.
Além disso, o Long March 12 será o primeiro foguete da China com 3,8 metros de diâmetro.
Novos Motores e Projetos Maiores
O voo de teste marcará o primeiro uso em voo do motor YF-100K. O YF-100K é uma versão aprimorada dos motores de querosene-oxigênio líquido YF-100 que alimentam os foguetes de propelente líquido da nova geração da China. Esses novos foguetes incluem o Long March 6, 7 e 8.
O Long March 12 usa quatro motores YF-100K em seu primeiro estágio. Dois motores YF-115 impulsionarão o segundo estágio.
O YF-100K será, notavelmente, o motor dos primeiros estágios do foguete Long March 10, que tem a missão de enviar astronautas chineses à Lua antes do final da década. Uma versão reutilizável, o YF-100N, também está sendo desenvolvida.
A SAST também revelou planos para desenvolver lançadores reutilizáveis de metano e oxigênio líquido. No mês passado, a China realizou seu teste de decolagem e pouso vertical (VTVL) de maior altitude até agora, usando um artigo de teste de metanolox de 3,8 metros de diâmetro.
O foguete está atualmente programado para ter seu primeiro voo orbital em 2025, sendo capaz de lançar até 6.500 kg de carga útil para 700 km de SSO, segundo relatórios anteriores.
Implicações e Futuro do Long March 12
As capacidades semelhantes e o aspecto adicional de reutilização do novo lançador de metano levantam dúvidas sobre a frequência com que o Long March 12 será utilizado. No entanto, este foguete terá desempenhado seu papel ao abrir caminho para projetos mais ambiciosos.
A China também enfrenta um gargalo em termos de acesso a plataformas de lançamento. Provedores de serviços de lançamento comerciais da China também estão competindo por oportunidades de lançamento a partir do porto espacial comercial em Wenchang.
Fonte: Weixin